Falafel assado

Tenho tentado levar a sério minha ideia de comer comida vegetariana uma vez por semana. Só que notei que estava ficando muito presa a pratos com soja, eles são bem gostosos,  mas não é legal ficar comendo soja demais porque ela pode trazer problemas, especialmente para os homens, por conta da isoflavona. Ai, minha nutricionista me indicou usar também o grão-de-bico como substituto para a proteína animal nos dias em que não como carne, além disso, ele é fonte de ferro, carboidratos e fibras (na casca). Resolvi então tentar a receita de falafel, já que comida árabe está entre as minhas favoritas! Ai vai a receita que fiz:

Ingredientes:

– 1 ½ xícara de grão-de-bico deixado de molho durante a noite
– 1 cebola picada em pedaços médios
– 5 dentes de alho
– ½ xícara de salsinha
– Raspa e suco de 1 limão
– 1 colher de chá de pimenta-do-reino
– 2 colheres de sopa de farinha de trigo
– 1 colher de chá de coentro em pó
– 1 colher de chá de fermento químico
– 1 colher de sopa de oleo
– Cominho a gosto (eu coloquei muito pouco, pois não sou fã desse tempero)
– Sal a gosto

Modo de fazer:

Misturar tudo no processador até que se torne uma massa homogênea. Caso fique muito seco, acrescente um pouco de água. Já se estiver molhado demais, coloque mais farinha. Mas sempre tomando cuidado para não perder o ponto.

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Faça bolinhas do tamanho que preferir e leve para a assar no forno préaquecido (180º C) por mais ou menos 40 minutos. Confira se está consistente por dentro antes de tirar do forno.

Fica delícia com tabule ou tahine!

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