Bolo de Nutella

Eu adoro me aventurar na cozinha para tentar novas gordices, mas notei que só tenho feito novos pratos salgados, nunca me arrisco a tentar fazer uma sobremesa bacana (sempre repito o mesmo bolo de chocolate). Resolvi então mudar isso e criar vergonha na cara para colocar em prática uma receita que aprendi em dezembro e que procrastinei até hoje para fazer. E olha? Me arrependi de não ter feito antes, ela ficou tão boa quanto a elogiadíssima receita original. Vamos ao bolo de Nutella que além de delicioso, é bem simples de fazer e não leva farinha.

Ingredientes:

125g margarina
400g Nutella (ou outro creme de avelã)
6 ovos separados
1 colher de sopa de licor (Frangelico, licor de cacau, etc) – opcional
100g avelãs moídas (ou macadâmias)
100g chocolate meio amargo

Modo de fazer:

DSC_1320 copy

Segundo o relógio, eu bati as claras em neve por mais ou menos 10 minutos até atingir este ponto. Segundo o meu braço, foram 2 horas.

Coloque o chocolate para derreter em banho maria enquanto malha o braço batendo as claras em neve, para isso você vai precisar de um fouet ou batedeira que tenha pás especiais para isso (coisa que não tenho) e muita disposição. Já tinha muito tempo que não fazia isso e suei um pouquinho para acertar o ponto. Quando chegar ao ponto da foto, deixe descansar (as claras e seu braço)

Em seguida, bata, na batedeira, a margarina com a Nutella até formar uma massa homogênea. Depois, junte as gemas, licor e as avelãs e bata mais um pouco. Acrescente o chocolate derretido e bata novamente até tudo ficar bem misturadinho.

Por último misture gentilmente as claras em neve. Para essa parte, sugiro usar o fouet novamente e não a batedeira. Unte uma forma e leve ao forno baixo (180º C, pré-aquecido) por mais ou menos 40 minutos. Pode deixar mais se preferir uma massa mais sequinha, mas ele é para ficar cremoso mesmo com essa casquinha por cima.

O bolo é ótimo como sobremesa, mas também como lanche da tarde acompanhado de um cafézinho! O cheiro dos dois juntos é delicia pura!

 

Deixe um comentário

