Camarão na moranga

No fim de semana passado, teve um almoço de família na casa dos meus pais e eu sugeri camarão na moranga como cardápio. Até ai, tudo bem, porque geralmente não cozinho sozinha, mas dessa vez não tive companhia e a tarefa de alimentar a família inteira no almoço de domingo ficou toda comigo! Foram momentos de pura tensão! Estava com medo de estragar tudo (foi a primeira vez que fiz o prato!) e ninguém ter o que comer.

Mas no fim das contas deu tudo certo e todo mundo gostou da receita! Ainda mais com aquele famoso temperinho a mais: a fome! Por isso, se resolver fazer essa receita, a minha dica é que comece cedo, é um prato bem demorado! Dividi a receita por partes, da maneira que fiz. Agora, mãos à moranga!

Moranga

Comece pela moranga, com uma faca afiada faça um corte em círculo na parte superior da abóbora, formando uma tampa. Essa é uma parte bem chatinha da receita, pois não é tão fácil assim retirar a tampa. Pressione a parte cortada para dentro da abóbora e depois puxe pelo cabinho para retirá-la. Se tiver dificuldade, use uma colher para ir soltando o conteúdo. Em seguida, raspe o interior, retirando todas as sementes. Coloque papel alumínio em volta do fundo da moranga e deixe-a em um tabuleiro.

Camarão

Ingredientes:

– 800 gramas de camarão mais ou menos
– Azeite, sal e pimenta do reino a gosto
– Limão

Modo de fazer:

Limpe os camarões e guarde as cascas e cabeças. Esprema um pouco de limão no camarão já limpo e tempere com sal e pimenta do reino. Em uma panela ou frigideira grande, aqueça um pouco de azeite para poder passar o camarão até que ele fique bem rosa e cozido.

Caldo do camarão

Ingredientes:

– Cascas e cabeças dos camarões
– Azeite
– 1 colher (sopa) de farinha de trigo
– Água
– Talos de salsinha picado grosso
– Pimenta-do-reino
– 400 gramas de catupiry

Modo de fazer:

Aquecer o azeite e dar uma leve fritada nas cascas e cabeças por uns dois minutos. Em seguida, adicionar água até cobrir bem tudo, adicione o resto dos ingredientes e deixar cozinhar por uns 40 minutos. Enquanto isso, aqueça água, despeje no tabuleiro e coloque a moranga para já ir cozinhando em fogo médio no forno. Quando o molho estiver pronto, passe na peneira e reserve.

Recheio

Ingredientes:

– 6 tomates médios picados sem casca e sem sementes
– Azeite
–  1 cebola pequena picada
– 2 dentes de alho picados
– 6 colheres (sopa) de extrato de tomate
– 6 colheres (sopa) de salsinha picada
– Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:

Aquecer o azeite e quando já estiver quente, adicionar a cebola, deixe-a a murchar por mais ou menos 2 minutos até que fique mole e transparente. Depois adicionar o alho e mexer por mais um minuto. Em seguida, adicione o resto dos ingredientes e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 40 minutos. Depois disso, junte o camarão e cozinhe por mais ou menos 5 minutos.

Retire a moranga do forno, passe catupiry por dentro e depois coloque o recheio. Feito isso, tampe a abóbora e leve ao forno por mais ou menos 90 minutos. Adicione mais água no banho maria se necessário.

Eu servi só com arroz e ficou ótimo! O prato dá trabalho, mas não é nada muito complicado e vale muito a pena! Fiquei orgulhosa de mim!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s